30

lundi 29 octobre 2007


faço 30 anos. moro em paris.


sou casada com um homem incrível, tenho uma mãe maravilhosa, uma família muito especial, e os amigos mais queridos do mundo. isso significa um dia-a-dia recheado de palavras carinhosas, beijos e abraços de verdade, e-mails, telefonemas e brincadeiras fofas e doces. uma vida de coração cheio e quentinho. tenho conseguido realizar meus sonhos e vontades, superar meus desafios e, acho, no geral, feito boas escolhas.

tenho duas hérnias de disco e faço bolhas no pé com a maior facilidade.

tenho um azul preferido no céu, me emociono quando vejo a lua nascer e gosto de nuvens gordas. adoro tomar cerveja bem gelada em dia de sol, das inúmeras variações possíveis de massa/pão e queijo e de sorvete de chocolate.

não gosto de beber em copo molhado, de falar no telefone e de pessoas que tossem sem por a mão na boca. fico muito irritada na tpm, quando não durmo direito e quando estou perdida (tanto no sentido figurado quanto no prático). nunca acerto a quantidade de sal da comida, tenho a maior dificuldade de fazer conta de cabeça e não leio correspondência do banco. nunca comi cachorro-quente.

tenho o costume de falar sozinha, de brincar de inventar viagens e itinerários e pensar em nomes com cada letra do alfabeto antes de dormir. me sinto bem e em paz quando o tuba me beija na testa, nos almoços de domingo na casa da vovó e durante o ritual de café da manhã em comunidade das viagens com os amigos.

sou cabeça-dura, brava e odeio ser contrariada.

tenho muitas saudades da minha avó aracy, mas dei sorte de ganhar uma avó nova, alemã e querida. sou amiga de mulheres maravilhosas, fortes, confusas, intensas e cheias de amor. e de homens doces, verdadeiros, brincalhões e de coração grande.

tenho o péssimo hábito de (gostar de) ouvir a conversa dos outros. adoro dormir na praia enquanto tomo sol. tenho prazer em estar bem informada sobre o que se passa “no brasil e no mundo”. acredito que existem mais pessoas boas do que ruins, mas que cada um tem um pouco desses dois lados, e acho que a humanidade tem jeito.

acompanho séries americanas, curto comedias românticas e filmes de super heróis. tenho medo de insetos variados, de trovão e de morrer.

sou quase-tia de uma menina linda, que adora andar com a bolsa roxinha que eu dei de presente. guardo com muito carinho cada um dos pores do sol que assisti em ibiúna, e das noites em frente da lareira em monte verde. meus momentos preferidos do dia são acordar e domir ao lado do meu marido lindo.

acho viajar a coisa mais legal do mundo.

esse ano, mudei de país, aprendi a falar francês, me apaixonei por uma nova cidade, vi aumentarem meus fios de cabelo branco, parei de usar brincos e comecei a tomar café. aprendi a ficar bem mesmo sentindo muita saudade.

adoro fazer aniversário.


sou feliz. está tudo azul. em frente!



parmentier

jeudi 25 octobre 2007

em são paulo, tem um bistrozinho francês chamado l’aperô que eu gosto muito, preço honesto, simples, heinekein gelada e comida boa. foi lá que aprendi a gostar das saladas do sudoeste (francês, bien sûr), gigantes, com carne, queijo e batata…nham, nham. adoro e já experimentei várias por aqui.

mas, foi também lá que ouvi (mas não provei) falar de hachi parmentier, um prato bem típico daqui que nada mais é do que uma versão do nosso “escondidinho”: carne moída e purê de batata gratinado por cima. lógico que existem mil possibilidades de sofisticação da receita, mas basicamente é isso. e é bem gostoso, o tuba faz um delicioso.

enfim, sempre achei o nome do prato curioso, hachi quer dizer moído, mas o parmentier era um mistério. a história ficou ainda mais esquisita quando soube que o métro da minha escola de francês também se chamava parmentier, na verdade, de cara, nem fiz a associação.

ainda bem que uma das coisas mais interessantes da cidade é que a prefeitura divulga nas próprias estações do métro as razões dos seus nomes. por meio de cartazes, documentos, fotos coladas nas paredes a gente descobre quem foi colonel fabien, denfert-rocherou ou franklin roosevelt (ok, esse último não é bem novidade).

e foi assim que eu descobri quem foi monsieur antoine-augustin parmentier. um cientista maluco que nos anos 1700/1800 fez a maior campanha para a frança e a europa adotarem como alimento, nada mais, nada menos, que a batata!!

a história conta que os exploradores trouxeram de novidade das américas o tabaco e a batata. o tabaco caiu nas graças dos europeus logo de cara e virou moda e a batata, com aquele jeito esquisitinho, virou ração de porcos.

daí foi o monsieur parmentier descobrir e defender que o tubérculo era bom e saudável...e hoje a batata tem presença garantida no prato de quase toda a europa. um sucesso!

história boa...



ps. o l'aperô fica na mourato coelho, 1343, na vila madalena. e o hachi parmentier feito pelo tuba pode ser encontrado na 60 rue du couedic. :)


fofocagem

mardi 23 octobre 2007


só pra encerrar o assunto, pq eu não quero que os meus leitores (hahaha) fiquem mal informados:

- sim, os sarkozy estão se separando.

- é a cecília que está deixando o presidente, simplesmente pq não o ama mais.

- ela diz que está pronta a "viver uma vida anônima" mas deu duas "entrevistas exclusivas" (ela é capa da ELLE) e fez um ensaio fotográfico para a paris match.

- ele, malandro, anunciou oficialmente a separação no dia da greve dos transportes, ou seja, no dia seguinte, quem estava nas capas era ele e não os grevistas.

- foi mesmo o maior debate aqui sobre a cobertura da mídia sobre o assunto. muita discussão sobre o que é ético ou não divulgar e se o assunto de fato interessa a opinião pública. debate saudável, rico, bem legal de acompanhar.

- uma pesquisa diz que para 79% dos franceses a separação não tem a menor importância.

:)

que bobinha...

jeudi 18 octobre 2007

o casal sarkozy está em todas as capas das revistas de fofoca!! hihihi e nos jornais tb.
mas continua sendo uma cobertura sem muito julgamento moral, mas com especulções fofoqueiras...enfim...não é tão diferente como eu achava.

privado x público

mercredi 17 octobre 2007

percebi que os franceses, ou pelo menos a mídia francesa, tem uma relação bem diferente (e mais saudável) que a nossa (e a dos americanos) em relação à vida privada dos seus governantes.

há duas semanas atrás, num cantinho perdido na home do le monde achei uma reportagem dizendo que o sarkozy tinha sido fotografado saindo de uma reunião carregando uma carta xis, e que algum veículo fez um "zoom" no documento e descobriu que era uma carta de amor, não exatamente da esposa dele. ulalá!

comentei com o ludo, nosso anfitrião mór por essas bandas, falando que achava estranho o assunto ter ganhado tão pouco espaço. e ele confirmou que a vida pessoal do presidente não interessa (pas du tout!) aos franceses. ele mesmo não deu muita bola para a minha fofoca. :)

depois daquele dia, não encontrei mais nada, em lugar nenhum sobre o assunto. censura, será? talvez, mas desconfio que não.

pois bem, essa semana, no meio das notícias sobre a greve dos transportes de amanhã (parece que vai ser mega) e a polêmica sobre os testes de DNA para controlar a imigração (o texto foi aprovado ontem!), surge com mais destaque a notícia que o casal sarkozy está se separando. nada confirmado oficialmente ainda.

vai ser a primeira vez que um presidente francês se separa durante o mandato. mas o interessante é que a cobertura é super discreta, sem caráter de novela, sem julgamentos morais. e os assuntos de fato importantes ainda continuam em pauta.

menos a birmânia/mianmar que simplesmente sumiu do noticiário essa semana, humpf!

sobre o egito

lundi 15 octobre 2007


meu curso no louvre va très bien. as aulas são expositivas, sem espaço para perguntas ou qualquer interação com o professor, e são mesmo umas “pinceladas” em cada tema. mas mesmo assim, tenho curtido muito. passar de não saber nada pra saber um pouco já me dá o maior prazer.


e simplesmente adoro ir ao “complexo” do louvre todas as semanas. é um passeio muito gostoso. vou mais cedo, passeio no tuileries, tiro fotinhas. o tuba me encontra na saída e a gente volta pra casa andando uma boa parte do caminho. paris com as luzinhas acesas é um arraso.

as duas últimas aulas foram sobre a arte egípcia antiga. aprendi que os egípcios foram mesmo os primeiros a fazerem desenhos esculpidos em alto relevo nas pedras (acho lindo!!) e que pra eles ter uma barriguinha levemente proeminente era sinal de riqueza! (olha que maravilha! a gente bem podia resgatar esses valores, né não?)

bom, vi um monte de fotos dos templos e tumbas (pirâmides) que foram encontrados nas expedições arqueológicas (quero ir pro egito!), arte e arquitetura sempre com a função utilitária de adorar os deuses, fazer oferendas, cuidar do espírito.

mas o mais interessante foi que, ao final da segunda aula, a professora, depois de um total de três horas falando praticamente apenas sobre arte religiosa, deu uma desestruturada no tema.

contou que, por conta das invasões gregas e romanas, se encontrou muito pouco do que foram as “cidades” egípcias e o modo de vida daquela civilização. já os templos e as tumbas, inclusive pela sua arquitetura, conseguiram sobreviver ao tempo. e por causa disso o que mais foi estudado sobre os egípcios é justamente essa relação deles com a religião.

só que, a idéia de que o tema era de extrema importância naquela sociedade pode estar completamente errada, ou no mínimo ser exagerada. ela deu como exemplo: “ é como se os historiadores fossem estudar a frança dos séculos 19/20 e encontrassem apenas a notre dame e o cemitério père lachaise”. ou seja, sabe-se muuuuito pouco. é quase um chute.

achei ótimo.


ps. outra descoberta legal, nas aulas sobre a mesopotâmia: é muito provável que os famosos jardins suspensos da babilôna nunca tenham sido suspensos! ou, se foram suspensos, não tenham sido na babilônia. :)

já era :(

samedi 13 octobre 2007

inglaterra 14 x 9 frança

perdemos! que saco...

deu no ny times

mardi 9 octobre 2007

acho que não erro muito se afirmar que a grande questão da europa do momento é a imigração. o conceito da união européia vai de vento em popa, o euro vai ficando cada vez mais forte, o continente parece estar mais apto que os EUA a fazer as mudanças culturais necessárias no que diz respeito à preservação do ambiente, mas eles não fazem idéia do que fazer com os imigrantes que já estão instalados aqui e que continuam vindo.

e nós somos muitos. :)

paris intra-muros tem dois bairros chineses, um africano e um bom pedaço do caracol que é a MAIOR miscelânea. a renatinha, em oslo, na noruega, mora num bairro conhecido como “pequeno paquistão”; minha amiga dinamarquesa diz que lá os imigrantes já são 5% da população (pensa bem, a dinamarca, assim como a noruega, não tiveram colônias, são bem no norte, faz frio...)...enfim, tá feito, a imigração é fato e é geral. e não é de hoje.

todos os países estão de frente pro “problema” e, a meu ver, têm se saído mal. (pra mim, o grande problema é tratar do assunto como um problema!)

aqui na frança, a grande polêmica atual é a aprovação de uma lei que exige que se faça testes de DNA para permitir o reagrupamento familiar (permitir que um imigrante que já more na frança traga a sua família de outro país). que entre as inúmeras implicações, a mais grave é o fato de querer instrumentalizar a questão e não humaniza-la.

na dinamarca, parece que o partido de extrema direita tem maioria no congresso e apela ao medo para aprovar leis contra a imigração e aos direitos dos imigrantes no pais.

parece que pelo mesmo caminho vai a suíça... ontem li no NYT (que agora liberou total o conteúdo!!!) um artigo sobre as eleições do legislativo que acontecem no próximo dia 21.

a campanha do SVP, partido tb de extrema direita, é simplesmente assustadora: de um pôster onde uma ovelha
branca chuta uma ovelha negra pra fora da suíça à um vídeo que ao retratar o país como um “inferno” mostra mulheres andando de burka, e o “céu” é feito de trabalhadores brancos e grandes marcas. e ainda fui ler o último comunicado de imprensa do partido e um dos artigos defendia o fim da lei contra o racismo!

uó! assustei de verdade. e o mais triste: parece que eles vão conseguir 27% das cadeiras, mais do que nunca tiveram.

a parte boa dessa história é que todos os jovens estudantes que eu conheci no curso de francês, europeus dos mais variados cantos, estão todos fascinados com a imigração, e principalmente pelo mundo árabe. e, de alguma maneira, estão estudando pra entender essa nova organização da europa. estão todos fazendo ou antropologia, ou relações internacionais ou sociologia. muito curiosos, muito abertos, muito a fim de entender. me parece ser uma tendência...quem virá pro bem.

talvez seja poliana demais acreditar nisso...mas prefiro viver acreditando que dá pra ser melhor.

allez, les bleus!

samedi 6 octobre 2007

a frança acabou de eliminar da copa do mundo, de virada, os favoritos all blacks (nova zelândia - "les brésiliens du rugby"). um jogaço.

eu, que no começo da copa, disse que não conseguia torcer por eles, hoje tô assobiando na janela junto com os franceses. :)

é mais gostoso se apaixonar aos poucos.

allez, les bleus!


ps. a semi-final é contra a inglaterra, atual campeã do mundo, no próximo sábado.

ps2:
vale a pena dar uma olhada no vídeo que mostra como foi o tradicional haka neozelandês (uma dança maori de guerra que eles fazem todo jogo, na frente da equipe adversária e que é beeem intimidadora). os franceses foram pra frente, ficaram bem perto dos caras e rolou um maior clima "vamos pro pau". divertido! o francês barbudão com maior pinta de gaulês, é o chabal o jogador mais amado do time e que manda super bem.

fotas

jeudi 4 octobre 2007


tem fotos novas no flickr, tiradas numa linda tarde cinzenta no jardin de tuileries.

paris fica super bem de cinza. :)

haarstudio

mardi 2 octobre 2007

há quinze dias, fomos visitar a oma zander outra vez. mais um tempo gostoso na casa da vovó com direito a bolo, chocolates no quarto, casacos novos (tô herdando um monte de coisa!) e dias tranqüilos na pequena e simpática altenburg.

a cidade é bem velhinha mas bonitinha, cheia de casinhas pequenas com jardineiras na porta, ruas de paralelepípedo, igreja feita tijolo vermelho escuro e relógio de ponteiros dourados.

percebe-se facilmente que o comunismo esteve por lá não faz muito tempo. no geral, são bem poucos os estabelecimentos comerciais e vê-se muita coisa fechada, que faliu por falta de clientela. segundo a oma, as pessoas ainda não estão acostumadas a consumir e é até meio mal visto sair gastando dinheiro.

mas se você reparar bem, vai sacar que um ramo comercial vai de vento em popa. andando pela cidade são incontáveis os cabeleireiros que se pode encontrar, parece Moema ou o Campo Belo, são muitas as portinhas.

e é fácil entender tamanho sucesso, basta conferir o look das altenburguenhas (hihihi): todo mundo tem o cabelo pintado e cortes de cabelos super estilizados. é a moda! é horrível. :S

mullets, camadas, espetados, cortes irregulares (tipo mechas compridas perdidas num corte curto), vermelho, preto, loiro quase branco, rosa (!!!), é como se a cidade inteira trabalhasse no soho!

e a grande tendência do momento é ter mais de uma cor no cabelo. mas não se engane, não estamos falando de luzes que vão do castanho claro ao castanho escuro. se trata de cabelo pintado de preto com franja (isso mesmo, só a franja) loira. ou cabelo loiro na raiz e todo o resto preto. ou ainda só com alguns detalhes de outra cor, e no geral, a preferência é sempre pelo contraste preto/loiro. bizarro!

não faço idéia de onde elas tiraram a referência, mas o fato é que, jovens e senhoras, e até mesmo os homens (!!!), está todo mundo nessa!

num breve cafezinho da tarde, na praça central da cidade, a gente tirou umas fotos pra mostrar, sem ter que fazer o menor esforço pra encontrar bons exemplos...




reflexos cor de rosa!!

repare que tanto o loiro quanto o preto são artificiais...

os homens tb!! olha só o "cocuruto" do menino!

detalhes "discretos" como esse da pontinha do cabelo é super tendência

como se duas cores já não fossem suficientes...

repare: só a franja é rosa!!

não podia ser diferente...
até a placa do cabeleireiro tem o mesmo visual



adoro!

lundi 1 octobre 2007

...ir comprar baguette quentinha no final do dia, e comer a pontinha do pão no caminho pra casa :)

 
75014 - by Templates para novo blogger