lundi 30 juillet 2007
eu disse que gosto de mapas...
já reparou que o mapa de paris é um escargot? pois é, surreal, mas os caras organizaram a cidade em um caracol. definiram e nomearam (numeraram, na verdade) os bairros do centro pra fora, em uma espiral. e é perfeitinho. depois que vc entende, fica muito fácil se localizar por aqui.
eles tb dividem a cidade entre rive droite e rive gauche, o lado direito e esquerdo do rio. olhando o mapa aí do lado, rive droite é a parte de cima. onde ficam o louvre, a champs-elysée, montmatre (o bairro da amélie poulain e da eva..hihih), o bairro africano lá em cima, o marais que é o pedaço equivalente aos jardins de sp, o parc de la vilette, o canal st. martin, a bastille. do outro lado, ficam as universidades, o jardim de luxemburgo, st. germain que é o pedaço equivalente ao shopping iguatemi de sp, a torre eiffel, o bairro vietinamita, a maior concentração de cinemas e livrarias da cidade.
mas ainda tem mais um jeito de entender paris, que é dividir o caracol em esquerda e direita, mas com uma linha vertical, não pelo rio. não é tão preciso, mas assim é possível ter do lado esquerdo a parte pomada, e do direito, a parte mais descoladinha, mundrunguinha. :)
isso quer dizer que as baladinhas mais a nossa cara ficam no 18, 19, 10, 11 e 13 (os botecos, os restaurantes bons e baratos, as lojas mais legais e acessíveis). e a alta pomadagem parisiense fica no 8, 7 e 16 (as lojas de alta costura, os apês com vista pra torre, os hotéis mega).
o marais, que é o nome que se dá pro 3 e pro 4, e fica bem no meio dessa divisão, é uma boa mistura dessas duas paris (lojas caras, mas restaus legais)...e eu adoro andar por lá. :)