marie antoniette

mardi 24 juillet 2007


uma das tardes mais gostosas da minha vida foi passada nos jardins do castelo de versailles, no comecinho do mês. foi um dos raros dias de sol (parece que o verão não veio pra cá esse ano), mas com temperatura amena, tipo regata e casaquinho levinho. céu azul com nuvens gordas, o meu preferido.

é engraçado pq o castelo, imenso, fica hoje bem no meio da cidade de versailles (30 minutos de paris). pra dar uma idéia, tem um semáforo de três fases bem na frente do portão. mas uma vez lá dentro, não há sinal de século 21 (nem 20, nem 19...hihihi), a não ser pelas máquinas fotográficas e ipods.

o plano não era entrar (as filas são enooormes em julho), mas passar a tarde no jardim à la maria antonieta. e assim fizemos. e foi incrível.

bom, primeiro, se o castelo é imenso, o jardim é colossal! jamais podia ter imaginado que era tão grande. e é lindo, maravilhoso. um desenho, e tem milhares de cantinhos especiais, de detalhes, de caprichos. e, nesse época do ano, está inteiro florido. fiquei pensando que só aquele jardim já era motivo suficiente pra se fazer a revolução, imagine o povo com fome e a galera fazendo arbusto em forma de bolinha...

ali, num desses pedacinhos especiais, encontramos o hameau de la reine, que é aquele refúgio que a maria antonieta mandou construir pra ela e para os filhos, com o intuito de viver uma vida "mais natural" (quem viu o filme sabe!). é um conjunto de casinhas lindas estilo "conto de fadas" construidas na beira de um lago, onde funcionava uma espécie de fazendinha. lá, além de brincar de camponesa, ela podia se esconder dos olhares da corte francesa.

é interessante, pq o hameau é, na verdade bem perto do castelo, mas, é completamente diferente de lá. as casas são simples, os jardins não são simétricos, os caminhos não são determinados. é aconchegante e não suntuoso. feito pra fugir. ui! devia ser duro dar conta de ser rainha da frança.

a nossa tarde, pelo contrário, foi só coisa boa. andamos muito, alugamos umas bikes (é muito divertido andar de um lado do lago e ver que o outro lado, lá longe, é exatamente igual...tipo um espelho!), fizemos picnic sentados na grama, brincamos um monte. delícia.

fiquei com vontade de voltar lá nas outras estações do ano. pra ver como ele vai mudando.

3 commentaires:

nana a dit…

a propósito: o que é huttle?

nana a dit…

huffle!!!!
(também não sei o que é...)

feq a dit…

é shuffle! paris + shuffle!

 
75014 - by Templates para novo blogger