vendredi 31 août 2007
naquela primeira semana que passei aqui, quando me assustei e tal, encontrei, mais de uma vez uma senhora, dos seus 75 anos (talvez mais nova, só um tanto maltratada pela vida), que canta nos vagões do métro.
ela tem a voz bem rouquinha e firme, começa falando baixinho, contando como a vida é dura, termina dizendo, já mais alto, “domage, domage” (é uma pena!) e, emenda cantando uma música chamada “ça c’est paris”: paris, c'est une blonde qui plaît à tout le monde... (paris é uma loira que agrada a todo mundo) hihihi.
é uma bela imitação (entre muuuitas ruins que a gente vê por aí) da edith piaf, mas fui pesquisar e a música era interpretada por uma outra diva, chamada mistinguett, que pelo que descobri foi tipo uma madonna dos anos 1890 (!!!). enfim a música é super famosa, inclusive “ça c’est paris” é o slogan da prefeitura da cidade.
bom, a tal senhora é um verdadeiro personagem. além da voz rouca e marcante, ela tem os olhos verdes bem grandões, está sempre impecavelmente maquiada, o rosto bem enrugadinho, mas dá pra ver que um dia foi uma mulher bonita. tem um cabelão comprido (às vezes estranhamente arrumado em uma maria-chiquinha – adoro esse nome!) com uns quatro dedos de raiz bem branca e o resto pintado de preto, bem esquisito. e sempre um sorriso no rosto.
na primeira vez que a encontrei, estava no auge da minha intolerância e dei uma resmungada do tipo “lá vem mais um louquinho” (conto isso com uma boa dose de vergonha) e não consegui nem perceber como a voz dela é bonita. mas pra minha sorte, tiveram outros encontros, e acabei por simpatizar com a velhinha. tanto que num outro dia, já em julho, procurando apartamentos sozinha num dia de chuva, peguei um ônibus errado que me obrigou a dar o maior rolê de metro (que eu não gosto). e eis que eu estava lá bufando, no vagão cheio e apertado, e ouço aquela vozinha rouca, “domage, domage”, e o mau humor passou, bateu uma sensação boa de “ah! isso eu conheço” e gostei de estar ali.
ça c’est paris!
0 commentaires:
Enregistrer un commentaire