decreto

lundi 25 février 2008

com um certo medo de me precipitar, mas com toda a felicidade do mundo, decretei ontem o fim do inverno. chega! :)

já faz dez dias que o casacão mór não sai de casa, que o nariz não fica vermelho e não é necessário andar de mão no bolso...então achei que cabia o decreto.

então é isso, decidi. acabou o frio!!!

bandeirão

dimanche 17 février 2008

a gente estava dando nosso passeio dominical perto do rio e avistamos vários carros com uns bandeirões vermelhos pra fora. pensei que era gente indo pra algum jogo...mas chegamos perto e lemos uma camiseta assim: moi aussi, j'ai un pays independent (eu tb tenho um país independente). eram os kosovares comemorando a independência.

imaginei, deve ser mil vezes a emoção de comemorar a copa do mundo....carinhas felizes e orgulhosas. bonito de ver.

da janela do ônibus

mercredi 13 février 2008

já disse aqui que prefiro o ônibus ao metro. é mais colorido, menos cheio e bem menos claustrofóbico. a sensação é um pouco como se eu estivesse fazendo um city-tour, de estar passeando e não só me transportando de um lugar pra outro. só deixa de ser divertido quando está cheio e o casaco da senhora do meu lado exala um cheiro forte de naftalina ou alguém tosse na minha cara (que mania de não colocar a mão na frente da boca!), mas bom, no geral as viagens são super agradáveis.

as duas linhas que passam aqui do lado de casa são ótimas: a 38 e a 68. a primeira leva pro luxembourg, para a île de la cite, centro antigo da cidade, pro marais, pro pompidou... a 68 leva pra saint-germain, musée d’orsay, louvre, palais royal, operà.

n.a: a 68 tem um dos pontos de ônibus mais bem situados do mundo. pra voltar da aula do louvre nas quintas-feiras à noite, espero o ônibus entre a pirâmide e o arco do carrossel (um mini arco do triunfo), com o jardim de tuileries logo atrás, a torre iluminada lá no fundo...é paris em toda sua grandiosidade, e é lindo de morrer.

mas enfim, o highlight das duas linhas é a travessia do rio. fico lá sentadinha esperando sempre essa hora especial, em que o horizonte se abre, existe mais luz, e é possível ter vistas amplas e lindas de boa parte da cidade. eu já tenho bancos preferidos em cada trecho, dependendo se estou indo ou voltando, se é de noite ou de dia. e me emociono todas as vezes, sem brincadeira.

sempre achei que era coisa de “novata”, de quem cresceu numa cidade meio feiosa e pouco harmoniosa como são paulo. mas eis que, outro dia, pra minha alegria e pra aumentar minha crença na humanidade, reparei que os parisienses, apesar de durões, também ficam ansiosos com esse momento.

muito discretamente, é claro, pq aqui ninguém mostra fácil que está feliz ou que é meio “molenga”, mas sim, reparei que eles também se mexem no banco, procuram entre as cabecinhas dos outros passageiros a melhor janelinha para ver paris. olham pra um lado, pro outro, se maravilham.

um alivio saber que eles tem consciência de que é uma cidade especial que merece momentos diários de contemplação.
mesmo que, rapidamente, antes que alguém perceba que eles estão satisfeitos, eles voltem a ler seus livros, revistas, ou aos seus resmungos rotineiros.



ps.sol sem nuvens há uma semana. tá lindo demais. ufa!

episode 01, season 02

mardi 5 février 2008

avançamos três casas no nosso jogo da vida parisiense. ontem, depois de cinco meses (!!!) do processo iniciado, foi aprovada a minha “carte de séjour” (carta de permanência). ufa!

agora é só ir buscar o documento dia..17 de março. hahahaha, eles nunca ouviram falar do poupatempo. mas com o comprovante que está comigo, já posso trabalhar.

então, começa assim a segunda temporada da série "fê e tuba em paris". :)


ps: já viram o primeiro capítulo da nova temporada do lost?? adorei.

 
75014 - by Templates para novo blogger