fim das aulas

vendredi 20 juin 2008


ontem foi minha última aula do curso da école du louvre. snif, snif. fiquei até tristonha.

foram meses de quintas-feiras memoráveis. não só por tudo o que vi e aprendi, mas porque ir e voltar da aula se tornou um passeio especial. muitas vezes ia mais cedo para passear pelo tuileries, onde brincava de fotografar; outras tantas o tuba me encontrava no final da aula e voltávamos pra casa andando uma boa parte do caminho, descobrindo ruazinhas, menus de restaurantes, ficando boquiabertos toda vez que atravessamos a pont du carrousel.

foi gostoso fazer o mesmo percurso nas diferentes estações do ano, ver as mesmas árvores cheias, peladas, verdes e marrons/amarelas/laranjas, esperar no mesmo ponto de ônibus de noite e de dia, no sol e no maior frio (essa parte bem menos legal). e voltar sentadinha, vendo as janelas dos apês (adoro qdo já é de noite e dá pra espiar um pouco), com a cabeça fervendo com todas as informações recém-recebidas. ou contando tudo pro gatinho.

sonho sonhado, vivido e acabado. :)

geléia geral

jeudi 19 juin 2008

umas das coisas mais gostosas que tenho feito por aqui é ser voluntária no comité parisiense da unicef.

por conta disso, nos últimos meses, tive o prazer de ajudar um grupo de pré-adolescentes do college modigliani a organizar um espetáculo sobre as pesquisas e descobertas que eles fizeram sobre a nigéria, dentro de um programa chamado club unicef.

primeiro, são 37 queridos que, ao invés de jogarem bola na hora do intervalo, preferiram se encontrar três vezes por semana para aprender mais sobre o mundo, sobre a vida, sobre o outro. a professora de história coordenou o processo e ontem eles apresentaram para os pais orgulhosos o quanto a realidade africana é chocante, mas mais importante que isso, mostraram que eles se recusam a ser indiferentes à ela.

algumas meninas quiseram subir no placo descalças "pois é assim que as crianças africanas vivem"; um outro fez um slideshow super geek sobre as "crianças soldados"; uma menina escreveu uma música que dizia "nas ruas da nigéria não há nada, nas ruas de paris, a gente pode fazer o que quiser". pra terminar, um grupo de quatro alunos leu um manifesto "ao direito de identidade", cada um na língua "oficial" da sua família: créole, árabe, berbère e um dialeto nigeriano. e depois todos leram juntos em francês.

bem bonito.

fora da eurocopa

mardi 17 juin 2008

fica a impressão que os franceses só sabem ganhar do brasil...

que saco! fiasqueira...


um ano

mardi 10 juin 2008

ontem fez um ano que a gente chegou!!!

oh la la!! incroyable!

a vida tá sem dúvida mais fácil hoje.

agora que as saudades já estão bem instaladas e têm um cantinho só para elas, que a ansiedade sobre o futuro é bem menor, e que paris cabe na palma da minha mão.

ufa!

turistas

mercredi 4 juin 2008

chega o calor, e aumentam os turistas, é bem perceptível. voltam as filas para visitar as catacumbas e a sainte chapelle, pontos menos visitados que os tradicionais arco, torre, notre dame, que têm fila o ano todo.

para enlouquecer os parisienses, aumentam também as aglomerações de gente perdida e hesitante nos túneis do métro. embolando o caminho, impedindo que vc consiga pegar o trem que está saindo. e dá-lhe bufos e mais bufos. eu tenho uma teoria de que a sinalização de paris só é tão boa pq os franceses não têm saco de dar explicação.

mas enfim, tem um lado muito gostoso de se viver numa cidade cheia de turistas. pq não importa por onde vc ande, ou o que vc esteja fazendo, ao seu redor sempre tem gente que está passeando, que planejou por muito tempo viver aquele dia em paris e está explodindo de felicidade. e daí que então que vivo numa cidade cheia de sorrisos, de poses engraçadas para tirar foto, de turmas de amigos, de casais apaixonados. e essa "vibe" boa que só as férias têm acaba te contagiando mesmo que vc esteja no caminho do trabalho.

ontem mesmo, no métro tinha um grupo de moleques de uns 8/9 anos, que não só estavam em paris pela primeira vez como também andavam de métro pela primeira vez.

um deles, todo enferrujadinho e animado, abriu a porta pra mim e me recebeu com um "bonjour" e arrancou um sorriso do vagão inteiro. dali em diante, a linha seis sai do túnel e atravessa o sena por uma ponte (vista espetacular do rio, da torre, da sacre coeur lá no fundo) e os meninos simplesmente enlouqueceram. colaram a cara na janela, gritaram, correram de um lado pra outro.

vontade de ver tudo, alegria de estar ali, leveza de estar de férias. :)

uma sorte poder dividir com eles um momento desses.

 
75014 - by Templates para novo blogger