geléia geral

jeudi 19 juin 2008

umas das coisas mais gostosas que tenho feito por aqui é ser voluntária no comité parisiense da unicef.

por conta disso, nos últimos meses, tive o prazer de ajudar um grupo de pré-adolescentes do college modigliani a organizar um espetáculo sobre as pesquisas e descobertas que eles fizeram sobre a nigéria, dentro de um programa chamado club unicef.

primeiro, são 37 queridos que, ao invés de jogarem bola na hora do intervalo, preferiram se encontrar três vezes por semana para aprender mais sobre o mundo, sobre a vida, sobre o outro. a professora de história coordenou o processo e ontem eles apresentaram para os pais orgulhosos o quanto a realidade africana é chocante, mas mais importante que isso, mostraram que eles se recusam a ser indiferentes à ela.

algumas meninas quiseram subir no placo descalças "pois é assim que as crianças africanas vivem"; um outro fez um slideshow super geek sobre as "crianças soldados"; uma menina escreveu uma música que dizia "nas ruas da nigéria não há nada, nas ruas de paris, a gente pode fazer o que quiser". pra terminar, um grupo de quatro alunos leu um manifesto "ao direito de identidade", cada um na língua "oficial" da sua família: créole, árabe, berbère e um dialeto nigeriano. e depois todos leram juntos em francês.

bem bonito.

0 commentaires:

 
75014 - by Templates para novo blogger