J-4

lundi 25 août 2008

o"dia D" francês chama-se "jour J", a origem é a mesma: o dia do desembarque das forças britânicas no litoral da normandia francesa. atualmente, serve como expressão para marcar uma data especial (do início das olimpíadas ao seu aniversário) e principalmente, pra sinalizar uma espécie de contagem regressiva para o tal grande momento. assim: hoje é o J-9 pro início da convenção republicana nos EUA, J-11 pro casamento da betina (eba!!!) ou ainda o J-2 para eu entregar a última newsletter da gol de letra.

mas, pra mim, a contagem regressiva que está ocupando todos os meus pensamentos (e fazendo eu perder o sono até) é que hoje é J-4 para voltar para a terrinha (de férias!), percorrer a fedida e feiosa marginal tiête rumo aos abraços mais quentes e gostosos do mundo. iuuuupiiii!

youtubbing real

vendredi 22 août 2008

continuando o assunto no oriente cada vez mais próximo...

nas minhas andanças internéticas descobri outro dia que a rainha rania da jordânia (rima!) tem um canal no youtube! a idéia é usar o espaço para quebrar estereótipos em relação ao mundo árabe e ao islã. achei incrível! a idéia, a rainha (que é linda e chique!) e os vídeos.

esses dois são os meus favoritos:




consumo, consumo

jeudi 14 août 2008


de todas as coisas que estranhei quando cheguei por aqui, ainda não consigo me acostumar com as mulheres de burcqa, inteiras cobertas, só com os olhinhos pra fora. de alguma maneira, me sinto agredida, e também confusa, pq é algo que escapa total ao meu entendimento (tão ocidental, tão contemporâneo e tão orgulhoso de ser mulher).

mas enfim, eu as encontro com uma certa freqüência. e nessa temporada de férias elas parecem estar mais numerosas, talvez algumas estejam na cidade à passeio, devidamente acompanhadas dos seus maridos, vindas dos mais diferentes países árabes, tão próximos daqui.

para meu total espanto, encontrei um batalhão delas essa semana em plena galerie lafayette, tradicional templo do consumo parisiense, a mais famosa loja de departamento (onde eu estava em missão "preparativos para o casamento da betina"!!!).

os olhos, tão em evidência por conta da vestimenta não davam dúvidas: elas estavam alucinadas, dispostas a comprar tudo. no mais puro espírito da capitalismo ocidental. eu fiquei ali observando, num cantinho, tentando entender como alguém que anda coberta o tempo todo pode se animar com qualquer coisa, ainda mais em comprar roupas, que ainda por cima ninguém vai ver!!

e daí eu percebi, elas não estavam comprando roupas. parte delas estava mergulhada numa seleção incrível de lenços e echarpes (ai, as echarpes...tenho vontade de ter todas). e a outra estava em pleno delírio comprando bolsas!! chanel, marc jacobs, chloé...uma de cada!!! muitas bolsas, as mais lindas, caras e brilhosas. toda a vaidade sufocada canalizada em um único artigo fashion. e elas estavam felizes, chamavam as amigas, se olhavam no espelho, pediam pra ver mais...

será que é um bom ou um mau sinal
? ou será que não é sinal nenhum?

loucura, loucura...


temporal tropical

jeudi 7 août 2008


et voilà. um temporal de verdade. digno de um país tropical.

depois de um ano e apenas dois raios (acho tão surreal), tivemos uma madrugada parisiense com chuva gorda e barulhenta, trovões e muitos, muitos clarões. parecia que a gente tava na praia. :)

o mais louco é que, muito diferente do que sp, o temporal não chegou anunciado por uma ventania ou nada parecido. a noite tava calma, estrelada, quente, e de repente....kabummm....caiu foi tudo.

três de uma vez só

lundi 4 août 2008

sumi daqui. não sei bem pq. o calor tem me deixado um tanto preguiçosa...preguiça do bem, de vontade de ficar lendo deitada na cama, passeando nos museus na cidade (pq na rua tá quente demais) e brincando de fotografar, mas não muito tb. é também também de procurar trabalho pensando na rentré (setembro/outubro), melhorar currículo, correção sem fim da carta de motivação (aqui tem disso)...enfim, meu tempo está sendo tomado por outras coisas.

mas já faz uma semana que "deu a cocerinha do blog" e, hoje resolvi, encontrar tempo pra não deixar a peteca cair por aqui. daí que lá vão três de uma vez só...


1. Paris 40 graus

em algum momento do mês de março, juro que duvidei que o verão existia. mas ele chegou, dessa vez, com vontade (no ano passado choveu muito). tá certo que não faz os 40 graus cariocas (ainda bem), mas faz 30, dias lindos de sol, chuvas rápidas e pesadas. outro dia até caiu um raio - acredite, o segundo que eu vi aqui desde a nossa chegada!

e a energia do verão europeu é mesmo muito legal. primeiro pq o povo, depois de passar 6 meses de casaco dentro de casa, simplesmente desencana de tudo e vai pra rua, curtir o calor, a vida, o sol. mesmo sendo cidade grande e sem praia, tá todo mundo de chinelo, as mocinhas de vestidinhos levinhos, uma galera (a mais) andando de bicicleta, patins, patinete. os parques estão cheios a qualquer hora do dia, da semana, e todo mundo (sem exagero) piquenicando e tomando sol (de biquini!!!). vida outdoors, férias na cidade. maior astral. mas fica a dica, se é um tempo bom pra ficar rolando na grama, vir fazer turismo em paris nessa época tá longe de ser uma boa idéia: muita gente, muito sol, mais sujeira (triste)...melhor esperar pra vir no romântico período do outono.


2. os parisienses dão flores de presente!

sim, muitas, sempre. é raro o dia que não encontro uma, duas, três pessoas pelo meu caminho com bouquets de flores na mão. tão delicado, tão gentil, tão sympa. não sei se existe uma etiqueta "dê flores de aniversário" ou "dê flores quando for à casa de alguém". mas elas são dadas. aos montes. viva!


3. nairóbi (também) é aqui

semana passada fui fazer um "bico" de tradução num escritório láaaa no norte de paris. no outro extremo da mesma linha 4 do métro que passa aqui do lado de casa. já tinha ouvido falar que o quartier de chatêau rouge era o bairro africano, mas não tinha imaginado que ia desembarcar de fato na áfrica. divertido. pra começar, sem brincadeira, eu era a única branca das 80 pessoas que desceram ali. era também a única que não tinha nenhuma peça de roupa estampada (boriiiing!). nas ruas, uma galera fervilhando. trocando idéia, ouvindo música, falando alto, fazendo compras...ah, sim, comércio bombando, barracas de quiabo, bugigangas mil...clima feira, muita cor, muito sorriso, e muita gente. áfrica (ou salvador) a apenas 30 minutos de casa.



 
75014 - by Templates para novo blogger