sumi daqui. não sei bem pq. o calor tem me deixado um tanto preguiçosa...preguiça do bem, de vontade de ficar lendo deitada na cama, passeando nos museus na cidade (pq na rua tá quente demais) e brincando de fotografar, mas não muito tb. é também também de procurar trabalho pensando na rentré (setembro/outubro), melhorar currículo, correção sem fim da carta de motivação (aqui tem disso)...enfim, meu tempo está sendo tomado por outras coisas.
mas já faz uma semana que "deu a cocerinha do blog" e, hoje resolvi, encontrar tempo pra não deixar a peteca cair por aqui. daí que lá vão três de uma vez só...
1. Paris 40 graus
em algum momento do mês de março, juro que duvidei que o verão existia. mas ele chegou, dessa vez, com vontade (no ano passado choveu muito). tá certo que não faz os 40 graus cariocas (ainda bem), mas faz 30, dias lindos de sol, chuvas rápidas e pesadas. outro dia até caiu um raio - acredite, o segundo que eu vi aqui desde a nossa chegada!
e a energia do verão europeu é mesmo muito legal. primeiro pq o povo, depois de passar 6 meses de casaco dentro de casa, simplesmente desencana de tudo e vai pra rua, curtir o calor, a vida, o sol. mesmo sendo cidade grande e sem praia, tá todo mundo de chinelo, as mocinhas de vestidinhos levinhos, uma galera (a mais) andando de bicicleta, patins, patinete. os parques estão cheios a qualquer hora do dia, da semana, e todo mundo (sem exagero) piquenicando e tomando sol (de biquini!!!). vida outdoors, férias na cidade. maior astral. mas fica a dica, se é um tempo bom pra ficar rolando na grama, vir fazer turismo em paris nessa época tá longe de ser uma boa idéia: muita gente, muito sol, mais sujeira (triste)...melhor esperar pra vir no romântico período do outono.
2. os parisienses dão flores de presente!
sim, muitas, sempre. é raro o dia que não encontro uma, duas, três pessoas pelo meu caminho com bouquets de flores na mão. tão delicado, tão gentil, tão sympa. não sei se existe uma etiqueta "dê flores de aniversário" ou "dê flores quando for à casa de alguém". mas elas são dadas. aos montes. viva!
3. nairóbi (também) é aqui
semana passada fui fazer um "bico" de tradução num escritório láaaa no norte de paris. no outro extremo da mesma linha 4 do métro que passa aqui do lado de casa. já tinha ouvido falar que o quartier de chatêau rouge era o bairro africano, mas não tinha imaginado que ia desembarcar de fato na áfrica. divertido. pra começar, sem brincadeira, eu era a única branca das 80 pessoas que desceram ali. era também a única que não tinha nenhuma peça de roupa estampada (boriiiing!). nas ruas, uma galera fervilhando. trocando idéia, ouvindo música, falando alto, fazendo compras...ah, sim, comércio bombando, barracas de quiabo, bugigangas mil...clima feira, muita cor, muito sorriso, e muita gente. áfrica (ou salvador) a apenas 30 minutos de casa.