consumo, consumo

jeudi 14 août 2008


de todas as coisas que estranhei quando cheguei por aqui, ainda não consigo me acostumar com as mulheres de burcqa, inteiras cobertas, só com os olhinhos pra fora. de alguma maneira, me sinto agredida, e também confusa, pq é algo que escapa total ao meu entendimento (tão ocidental, tão contemporâneo e tão orgulhoso de ser mulher).

mas enfim, eu as encontro com uma certa freqüência. e nessa temporada de férias elas parecem estar mais numerosas, talvez algumas estejam na cidade à passeio, devidamente acompanhadas dos seus maridos, vindas dos mais diferentes países árabes, tão próximos daqui.

para meu total espanto, encontrei um batalhão delas essa semana em plena galerie lafayette, tradicional templo do consumo parisiense, a mais famosa loja de departamento (onde eu estava em missão "preparativos para o casamento da betina"!!!).

os olhos, tão em evidência por conta da vestimenta não davam dúvidas: elas estavam alucinadas, dispostas a comprar tudo. no mais puro espírito da capitalismo ocidental. eu fiquei ali observando, num cantinho, tentando entender como alguém que anda coberta o tempo todo pode se animar com qualquer coisa, ainda mais em comprar roupas, que ainda por cima ninguém vai ver!!

e daí eu percebi, elas não estavam comprando roupas. parte delas estava mergulhada numa seleção incrível de lenços e echarpes (ai, as echarpes...tenho vontade de ter todas). e a outra estava em pleno delírio comprando bolsas!! chanel, marc jacobs, chloé...uma de cada!!! muitas bolsas, as mais lindas, caras e brilhosas. toda a vaidade sufocada canalizada em um único artigo fashion. e elas estavam felizes, chamavam as amigas, se olhavam no espelho, pediam pra ver mais...

será que é um bom ou um mau sinal
? ou será que não é sinal nenhum?

loucura, loucura...


0 commentaires:

 
75014 - by Templates para novo blogger