mardi 7 octobre 2008
sábado foi dia de nuit blanche, a virada cultural parisiense. no ano passado, nos jogamos felizes e curiosos numa das mais frias noites daquele outono. vimos coisas legais, mas é verdade que saímos um tanto decepcionados.
o evento aqui é quase todo focado em expressões de arte contemporânea, o que significa, na minha humilde e não-cool opinião, um monte de instalações pretensiosas e esquisitas competindo pra ver o quê é mais pretensioso e esquisito. lá na eca, a gente chamava de arte-porra: um fulano dentro de uma cabine telefônica com uma tiara de lâmpadas? é arte, porra!
PREGUIÇA!!!
enfim, não estávamos muito animados para a edição 2008. entre as milhares de atrações da noite, resolvemos escolher uma única e acabamos indo ao Centre Pompidou, o museu de arte moderna, que abria suas portas gratuitamente para a ocasião. já que era pra ver arte-porra, que pelo menos víssemos as já consagradas.
e daí faz mesmo toda a diferença. um monte de coisas divertidas e inteligentes (e outras não). delícia de passeio.
entre as coisas mais legais, uma exposição do Ettore Sottsass, ex-designer da Olivetti. o cara produziu muito e de tudo (chaleiras, jóias, cadeiras, etc...). além de criar os famosos, lindinhos e cobiçados modelos da máquina de escrever (o tuba disse: "era tipo um applezinho..."), desenhou um projeto de arquitetura chamado "the planet as a festival". tudo muito maluco, onde existiria, entre outras coisas, um distribuidor de LSD e maconha. arte-porra da melhor qualidade.
mas o que eu mais gostei foi a coleção de fotos "One minute sculptures" do Erwin Wurm. divertidíssimas. brincadeira muito boa. essa aqui é uma das melhores:
curiosidade: apesar do museu se chamar oficialmente Centre Pompidou, qualquer parisiense que se preze vai se referir à ele como Beaubourg, nome da região onde ele está instalado. o problema é que George Pompidou era primeiro ministro da França quando da revolta de maio de 68....ou seja, mega mal visto por aqui.
ps. layout mega super girlie. pra combinar com meu espírito pós-leitura de "orgulho e preconceito" da jane austen. amei!
2 commentaires:
ai que texto legal! adorei!
ai que texto legal! adorei! [2]
Enregistrer un commentaire