samba de orly

dimanche 22 février 2009

Vai meu irmão
Pega esse avião
Você tem razão
De correr assim
Desse frio
Mas beija
O meu Rio de Janeiro
Antes que um aventureiro
Lance mão

ah, hoje eu queria mesmo estar desbundando em santa teresa. com coroa de princesa, com o sol queimando a cara, uma skol na mão e a nana pulando do meu lado. :)

queria.





a vida não é sempre rosa em paris

jeudi 12 février 2009

o vélib, o sistema de bikes públicas de paris, é dos projetos urbanos mais legais que eu já vi. e é um sucesso total. cerca de 78.000 "alugueis" diários, 42 milhões de usuários em 18 meses (estreou logo que chegamos aqui!).

todas as nossas visitas paulistanas acham o vélib sensacional, e todo mundo lamenta como isso seria inviável em são paulo.porque iam roubar, porque iam estragar, porque não tem espaço pra bike na cidade.

pois bem, parece que o vélib é também "inviável" em paris. os números dizem que das 20.000 bicicletas, quase 8.000 desapareceram (parece que algumas viajaram até para outros países!). e 11.000 foram vandalizadas, entre outras coisas, jogadas no sena.

a empresa que gere o projeto, a jcdecaux, fez um cálculo que se eles ficassem 10 dias sem fazer manutenção - são cerca de 1500 consertos diários - paris simplesmente não teria mais vélib. :O

a jcdecaux diz que a brincadeira tá dando mais trabalho e custando mais dinheiro do que o previsto...e quer reconversar os termos da parceria com a prefeitura, que por sua vez, não quer nem saber de abrir mão da verba que a vélib trouxe para os cofres públicos no ano passado: 20 milhões de euros. novela.

enfim, só pra contar que aqui também tem problema. (e tem uma GALERA morando na rua em condições não-cristãs também, com temperaturas negativas, literalmente, morrendo de frio).

talvez a grande diferença seja que aqui se parta do princípio que as idéias vão dar certo e as pessoas vão fazer o que é certo. e no brasil, a gente espera que elas façam errado, e daí desiste de qualquer idéia legal antes de colocar em prática.

paris em são paulo

lundi 9 février 2009

outro dia, durante nossa eterna divagação do vai ou fica (paris ou são paulo? sem violência ou sem amigos? vinho ou cerveja? londres no finde ou ibiúna?) resolvemos brincar de comparar o tamanho das duas cidades, colando o mapa de paris no de sampa (com a mesma escala, obviamente)...e tomamos um mega susto. a gente sabia que paris era bem menor, mas o escargot não chega nem na avenida brasil. afe!

sp é muito monstrenga, né? nossa...

pra rir

jeudi 5 février 2009

videozinho engraçado do flight of the conchords, banda que também é programa de tv, fazendo piada com os franceses:





ça fait du soléil à paris. :)

battle of trafalgar

lundi 2 février 2009

tá nevando horrores na inglaterra. maior nevasca dos últimos 18 anos.


e daí, diretamente do live blog do guardian:


2.56pm:

A huge snowball fight is being planned for London's Trafalgar Square.

The Battle of Trafalgar - Part Deux kicks off at 6.20pm sharp.


adoro os ingleses...


+ aqui: http://twitter.com/SnowballFight

fête de la chandeleur

enquanto na bahia se comemora no mar o dia de iemanjá, aqui, de baixo de neve (sim! de novo!) comemora-se a fête de la chandeleur. dia em que o pequeno bebê jesus foi apresentado ao templo pela virgem maria.

e que, como toda boa história católica, a origem é uma festa pagã: a festa da luz (daí o nome chandeleur, que vem de chandelle, que é vela). pra celebrar os dias mais longos e começar a despedida do inverno e o começo das plantações.

(dias mais longos! eba! ontem mesmo reparei, já anoitece depois das seis da tarde!)

e como francês não é bobo, a fête de chandeleur é dia de comer crêpe! porque crêpe é redondinho como o formato do sol. trop mignon!

ontem, domingão-preguiça, comemoramos com antecedência. nhammy!


o soool há de brilhar mais uma vez...

avec de la confiture et de la nutella: trop bon!


e tem mais um monte de coisa legal nessa história. uma é que existem vários ditados populares sobre a data: À la Chandeleur, l'hiver se meurt ou prend vigueur (no dia de chandeleur, ou o inverno morre ou ganha força). ou ainda: À la Chandeleur, grande neige et froideur. (...muita neve e frio). e hoje nevou e tá o maior frio!!

anota aí comidapraum, a receita clássica 4,3,2,1:

4 copos de leite
3 ovos
2 copos de farinha (aqui eles falam de uma farinha líquida, mas a gente ainda não experimentou)
1 pitada de sal

para incrementar vale colocar raspas de laranja ou limão, e para perfurmar, um golinho de rum, cognac, kirsch..

ah! e tem mais crêpe também na terça-feira de carnaval!

 
75014 - by Templates para novo blogger