o vélib, o sistema de bikes públicas de paris, é dos projetos urbanos mais legais que eu já vi. e é um sucesso total. cerca de 78.000 "alugueis" diários, 42 milhões de usuários em 18 meses (estreou logo que chegamos aqui!).
todas as nossas visitas paulistanas acham o vélib sensacional, e todo mundo lamenta como isso seria inviável em são paulo.porque iam roubar, porque iam estragar, porque não tem espaço pra bike na cidade.
pois bem, parece que o vélib é também "inviável" em paris. os números dizem que das 20.000 bicicletas, quase 8.000 desapareceram (parece que algumas viajaram até para outros países!). e 11.000 foram vandalizadas, entre outras coisas, jogadas no sena.
a empresa que gere o projeto, a jcdecaux, fez um cálculo que se eles ficassem 10 dias sem fazer manutenção - são cerca de 1500 consertos diários - paris simplesmente não teria mais vélib. :O
a jcdecaux diz que a brincadeira tá dando mais trabalho e custando mais dinheiro do que o previsto...e quer reconversar os termos da parceria com a prefeitura, que por sua vez, não quer nem saber de abrir mão da verba que a vélib trouxe para os cofres públicos no ano passado: 20 milhões de euros. novela.
enfim, só pra contar que aqui também tem problema. (e tem uma GALERA morando na rua em condições não-cristãs também, com temperaturas negativas, literalmente, morrendo de frio).
talvez a grande diferença seja que aqui se parta do princípio que as idéias vão dar certo e as pessoas vão fazer o que é certo. e no brasil, a gente espera que elas façam errado, e daí desiste de qualquer idéia legal antes de colocar em prática.