ça y est, c'est finit!

vendredi 19 juin 2009


na minha tentativa de me despedir de paris, me dei conta que seria impossível. simplesmente porque é impossível viver em quinze dias o que se viveu em dois anos.

passar por todos os lugares especiais, fazer todas as caminhadas preferidas, comer todas as coisas gostosas, ir em todas as lojinhas fofas, sentir de novo tudo o que foi sentido.

e assim como a minha paris não cabe em quinze dias, ela também não poderia caber num único post de despedida.

o que paris foi pra mim está no blog inteiro, nas minhas fotos do flickr, no meu guarda-roupa, no fato de eu ter me transformando numa pessoa que come de (quase) tudo. na cumplicidade absurda que existe hoje no meu casamento e certamente na maneira como hoje eu vejo o mundo e vida.

paris faz parte de mim.

foi incrível. sensacional. espetacular. dez anos em dois.

a despedida desse tempo é difícil. mas é aquilo...

we will always have paris.


obrigada pela preferência e pela companhia. cada comentário aqui encheu meu coração de alegria.

é isso, o parishuffle também termina aqui. foi uma boa brincadeira.

aurevoir!


madeleine

mardi 16 juin 2009


há anos atrás, minha querida amiga veio para europa e me trouxe o melhor presente ever: um guia de viagens europeu cheio de post-its com indicações, historinhas e fofices.

cansei de me debruçar sobre ele imaginando as mil viagens que queria fazer pelo continente (e ainda quero!)...

ali, nas dicas sobre paris dizia para eu ir à madeleine, a igreja que "parece um templo romano" e da qual ela tinha gostado muito.

logo nos primeiros dias aqui, em meio a aflição geral e irrestrita, fiz minha primeira visita à madeleine. e entrando ali, naquele templo megalomaníaco construído pelo napoleão, senti paz pela primeira vez em paris.

talvez porque lembrei do carinho enorme e confortante que a minha amiga querida tem por mim. talvez porque o silêncio e a má iluminação te deixem sentir livremente o que você está sentido. enfim...

ali eu voltei pelo menos uma vez por mês enquanto estive aqui. bem carola mesmo. rezei, agradeci, pedi e acendi velhinhas. foi pra lá que eu corri nos momentos mais difíceis e foi lá, quietinha, que eu avaliei cada mês que a gente viveu aqui. um ritual gostoso, que se tornou importante pra mim.

ontem eu fui à madeleine. pela última vez antes de partir. era um momento especial. de "closure".

subi as escadinhas, olhei pra trás pra ver ao longe a concorde e a assemblé. entrei.

ao invés do silêncio habitual, havia um concerto. uma orquestra de jovenzinhos tocava lindamente. bizet, ravel, hayden....lindo, magique. um presente.

agradeci. chorei. de felicidade. se eu me apaixonei por paris, tenho a impressão que ela também se apaixonou por mim.

minhas férias


esse ano as minhas férias começaram diferente de todas as outras da minha vida. ao invés da alegria geral comum desses momentos, meu coração estava apertado.

aquela primeira manhã de junho era também o dia de encerrar oficialmente nossa estadia em paris. hora de fechar o nosso tão querido apartamento da couedic para nunca mais voltar ali.

drama.

última olhada pela janela da cozinha pra contemplar a pacata vista que me acompanhou em tantas reflexões, alegrias e alguns poucos choramingos. adeus toalha de bolinhas coloridas, pano de fundo de tantos jantares e cafés da manhã saborosos. aurevoir aos nossos adesivos e à nossa cômoda done ourselves. tchau para aquele cantinho que virou a nossa casa, onde fomos incrivelmente felizes.

tranquei a porta do nosso pequeno chatêau aos prantos. a cena foi tão novelística que, agora que tudo passou, virou piada.

e foi assim, atordoada que embarquei para quinze dias de férias, muito desejadas e planejadas com carinho, mas que temia que perdessem o "brilho" por conta de toda essa confusão emocional.

que nada. foi sensacional.

desconfio que tudo começou logo que entrei na primeira padaria em lisboa e dei de cara com uma "pêra de frango", nada mais nada menos que a nossa coxinha. delírio.

mais do que isso, na padaria tinha suco de laranja natural, e um gerente com uma camisa de manga curta listrada e um óculos de armação dourada. na parede, colados com durex, avisos impressos caseiramente e corrigidos com caneta bic anunciavam as promoções, os preços, os horários de funcioamento. era lisboa, mas poderia muito facilmente ser são paulo. e eu adorei.


depois, flanando pelos morros da cidade, observando o tejo e as construções que nos são tão familiares me senti no rio de janeiro, em salvador, no recife. delicioso.

daí, logo no dia três teve o (re) encontro com o atlântico. lindão, azulão e sem fim. há anos (sério!!) eu não presenciava um horizonte sem fim. e fiquei pensando que logo ali do outro lado estava tudo (todos) o que me importa na vida.

em sevilla, o calor de 30 graus, o céu azul sem nuvens e as palmeiras me lembraram moreré. e lembrar de moreré é sempre muito prazereoso. as inúmeras e divertidíssimas rodadas de tapas e cervejas (chopp a 1.10!!!!!) me fez lembrar dos amigos (sempre) e pensar que qualquer balada na companhia deles fica 500% mais interessante.

na sequência, barcelona. linda, caprichada, jovem, morena e gostosa. praia, descontração, chinelo de dedo e frutas (mais) baratas.

no final da viagem, eu já cantava joão gilberto no chuveiro (eu vim da bahia, e um dia eu volto pra láaaaaa), estava de novo usando brincões e pensando que balada fazer no próximo fim de semana com as minhas meninas. :)

quando percebemos, tinha se passado quinze dias. de SOL. evento cósmico NUNCA vivido em paris.

eu já sabia que viajar tinha propriedades terapêuticas, mas duvidei que ia dar tão certo dessa vez.

então é isso, FEFE RESTARTED,pronta para o brasil.

sem palavras

dimanche 31 mai 2009


esse era pra ser um post todo bonito dizendo o quanto eu fui feliz em paris, que vou sentir saudades enormes de muitas coisas e que é bom saber que agora tenho mais um lugar no mundo para chamar de casa.

mas ainda não consegui organizar. nem a cabeça, nem o coração.

partimos amanhã para uma pequena e bela viagem por portugal e espanha. tempo pra respirar, assentar, assimilar (bronzear as pernas que estão pálidas como nunca na vida!!!)

quem sabe depois disso sai algo.

mesa de bar

vendredi 29 mai 2009

talvez tudo que eu precisasse nessa hora, nessa semana, nesse momento da minha vida era uma boa conversa na mesa do bar com alguém dos top 10, dos meus mais queridos do universo.

e daí ela veio, lá do outro lado do mundo, e depois de um ano e meio sem se ver, a impressão é que a gente nunca esteve longe. coisa que só acontece com os bons amigos...com os top 10, quoi.

só pra eu (re)lembrar que, pra mim, o que importa é com quem eu sento na mesa do bar. e não onde está a mesa.
ufa!



ps. e vai ser duro deixar de brindar com a outra irmã lima, parisiense como eu, e um dos melhores encontros que eu já tive na vida.

ps2: ser maltratada pela burocrata do serviço de recepção aos estrangeiros também dá vontade de ir embora...humpf!

o mundo aqui dentro

mardi 26 mai 2009


dia desses li um post de outra parisiense brasileira reclamando do mundo lá fora. gostei tanto que me inspirei ali para reclamar um pouquinho, só que do mundo aqui dentro.

pois bem..

houve uma época em que o mundo aqui dentro era habitado exclusivamente por certezas. mas com o passar dos anos apareceram as dúvidas. e de uma hora pra outra a vida ficou mais difícil.

agora, o mundo aqui dentro oscila (violentamente) entre momentos de certeza e de dúvidas. tudo sempre do tipo absoluto, porque afinal sou mulher de opiniões fortes.

há bem pouco tempo atrás (dias??) o mundo aqui dentro teve certeza de que queria voltar para o brasil. hoje, duvida seriamente que consiga (sobre) viver longe do sena. sério mesmo.

o mundo aqui dentro teve certeza que não nasceu para ter cinco meses de frio por ano, e hoje duvida que ache graça viver sem as estações bem marcadas. (é possível viver um ano sem o amarelo do outono?!?)

o mundo aqui dentro quase morreu de tantas saudades dos amigos e da família, e hoje duvida que exista alguma experiência mais gostosa e intensa do que passear com os queridos em paris.

o mundo aqui dentro se encheu de ter que descobrir como tudo funciona, e agora está com preguiça de voltar para a sua zona de conforto.

o mundo aqui dentro teve certeza de que sempre se sentiria um estrangeiro em paris, e hoje duvida que haja alguma cidade que lhe seja mais familiar.

o mundo aqui dentro tem certeza de que nada é definitivo, mas duvida da própria coragem de tentar de novo.

o mundo aqui dentro sabe que é feliz, mas não consegue parar de reclamar.

o mundo aqui dentro quer paz, mas está fritando.

Ai, mundo aqui dentro, fica quietinho, vai. Pleeeeeeease!!




chorinho

mercredi 20 mai 2009

e o destino quis que a gente fosse mais uma vez para londres. amém!

e londres é aquela delícia: visitar a família, tomar vários pints, comer fish & chips, ir na topshop, ver o thames e andar no mato. isso mesmo, afinal, a cidade é verde.

e dessa vez ainda teve london eye, presente dos cunhados mais queridos do universo. incleveland.

pena que o destino também quis que a minha bolsa fosse roubada. num divino fim de tarde na beira do grandioso thames.

é uma pena que exista gente tão sem graça no mundo.
humpf!

aconteceu sem eu perceber e foi-se um monte de coisas (nada muito grave ou valioso, a camerinha estava na minha mão! ufa!)....mas o brinde com vista pra saint-paul's cathedral é meu e ninguém leva não!

cheers!

baby, baby

vendredi 15 mai 2009

viral francês. :O

férias em paris

mercredi 13 mai 2009




gatinho já está sem trampo, e paris é toda nossa. :)

ontem assistimos "coco avant chanel" comendo um potinho de belgian chocolate da haägen-dazs. hoje teve une demi bouteille de sancerre no café marly (leia-se no terraço do louvre).

na volta pra casa, chuva de verão e uma vélo enfeitada (vista da janela do sempre incrível 68).

trop chouette!!



une robe fleurie

jeudi 7 mai 2009


quando aterrisei aqui em julho de 2007, dei de cara com as soldes de verão e fiquei assustadíssima com a quantidade de estampas das roupas. era tanta cor, que em algumas lojas cheguei até a ficar enjoada, juro.

precisei de dois invernos em preto e cinza pra entender a sede por peças coloridas com a chegada da primavera. hoje, eu sei o que é acordar num dia de sol de abril e ter vontade de usar rosa-choque, ou amarelo ovo...ou os dois juntos! assim, logo que o termômetro se estabilizou nos dois dígitos que eu resolvi que TUDO o que eu precisava nessa vida era une robe fleurie. todo colorido, feliz, levinho e divertido.

um vestido florido. e faz dois meses que eu procuro ele com todo o afinco do mundo...e até agora NADA. eles estão de novo em todas as lojas, mas nada (a não ser um de 200 euros..mas pera lá, né? com 200 euros eu vou pra roma! aliás, eu fui!) me inspirou, me empolgou...

e agora começo achar que no final das contas, eu é que não sou uma menina de vestidos floridos. ah, bon.

ps. eu PRECISO parar de me referir a mim mesma como "menina"...é ridículo. mas, "mulher" é tão sério. e de sério, já basta a vida. :)

tô apaixonada

lundi 4 mai 2009



FOFA!! e muito malucona...hehehe

reta final

agora falta muito pouco, e sei que vai passar voando. o coração fica apertadinho.

parece que paris sabe que a gente vai embora e resolveu ficar ainda mais bonita, ainda mais charmosa, ainda mais legal. pra completar...faz sol, calorzinho, as tulipas estão enormes, tem passarinhos cantando na janela e a coleção de verão da h&m está ótima.

não existe escolha errada diz o gatinho. quanto tempo é pouco tempo diz minha amiga querida. il y a toujours quelque chose d'absent diz a camille claudel (pouco antes de ir para o hospício...hihihi).

enfim...difícil de gerir saudade antes mesmo de sentí-la. e o pior é que eu já passei por isso e não aprendi como fazer. humpf!


vite fait

jeudi 9 avril 2009


semana com visitas em casa. :)

visita boa de amigos queridos e animados (adoro quem sai da estação em denfert, expelido de 12 horas mal viajadas e já solta um "que bonito!!").

passei aqui só pra contar que como é tempo de crise e o friozão já passou (ufaaa!), é hora de protestar:

- ontem teve greve na torre eiffel: sim, ninguém subiu!

- duas lojas da fnac estão "tomadas" por funcionários: enquanto o estabelecimento funciona normalmente, os funcionários ficam fazendo piquete e panfletando dentro da loja.

- e os funcionários de uma fábrica no interior estão mantendo como reféns (!!!) quatro dos seus diretores. (e um debate civilizado na mídia sobre se essa é uma estratégia legítima de negociação)

enfin, les choses chauffent...e eles não param de me surpreeender...

vive la france!


joyeuse anniversaire!

mardi 31 mars 2009

a francesa mais bonita e elegante do mundo completa hoje 120 anos em "pleine forme".

pra torre eiffel tudo!!! rá-tim-bum!


arraiá de bienvenue

dimanche 15 mars 2009


pode marcar. vai ser dia 20 de junho. :D

PARIS (FRANCE) - SAO PAULO (BRESIL)

DEPART : 17/06/2009 PARIS ROISSY CDG 19H05
ARRIVEE : 17/06/2009 FRANCFORT (ALLEMAGNE) 20H20
Durée du vol : 1H15 N° de vol : LH 04227 Compagnie : LUFTHANSA

DEPART : 17/06/2009 FRANCFORT (ALLEMAGNE) 22H35
ARRIVEE : 18/06/2009 SAO PAULO 05H20
Durée du vol :11H45 N° de vol : LH 00506 Compagnie : LUFTHANSA

pensando seriamente...

vendredi 13 mars 2009

...em sair NUA na RUA amanhã se fizer os 16 graus prometidos.

ou pelo menos tomar uma breja na calçada. :D


tudo parado por aqui, mas tudo mexendo na vidinha off-line. só chá de camomila salva!

paris fashion week

lundi 9 mars 2009

pra acompanhar a semana, os dois blogs mais legais de moda daqui: garance doré (minha preferida) et géraldine dormoy do café mode.

samba de orly

dimanche 22 février 2009

Vai meu irmão
Pega esse avião
Você tem razão
De correr assim
Desse frio
Mas beija
O meu Rio de Janeiro
Antes que um aventureiro
Lance mão

ah, hoje eu queria mesmo estar desbundando em santa teresa. com coroa de princesa, com o sol queimando a cara, uma skol na mão e a nana pulando do meu lado. :)

queria.





a vida não é sempre rosa em paris

jeudi 12 février 2009

o vélib, o sistema de bikes públicas de paris, é dos projetos urbanos mais legais que eu já vi. e é um sucesso total. cerca de 78.000 "alugueis" diários, 42 milhões de usuários em 18 meses (estreou logo que chegamos aqui!).

todas as nossas visitas paulistanas acham o vélib sensacional, e todo mundo lamenta como isso seria inviável em são paulo.porque iam roubar, porque iam estragar, porque não tem espaço pra bike na cidade.

pois bem, parece que o vélib é também "inviável" em paris. os números dizem que das 20.000 bicicletas, quase 8.000 desapareceram (parece que algumas viajaram até para outros países!). e 11.000 foram vandalizadas, entre outras coisas, jogadas no sena.

a empresa que gere o projeto, a jcdecaux, fez um cálculo que se eles ficassem 10 dias sem fazer manutenção - são cerca de 1500 consertos diários - paris simplesmente não teria mais vélib. :O

a jcdecaux diz que a brincadeira tá dando mais trabalho e custando mais dinheiro do que o previsto...e quer reconversar os termos da parceria com a prefeitura, que por sua vez, não quer nem saber de abrir mão da verba que a vélib trouxe para os cofres públicos no ano passado: 20 milhões de euros. novela.

enfim, só pra contar que aqui também tem problema. (e tem uma GALERA morando na rua em condições não-cristãs também, com temperaturas negativas, literalmente, morrendo de frio).

talvez a grande diferença seja que aqui se parta do princípio que as idéias vão dar certo e as pessoas vão fazer o que é certo. e no brasil, a gente espera que elas façam errado, e daí desiste de qualquer idéia legal antes de colocar em prática.

paris em são paulo

lundi 9 février 2009

outro dia, durante nossa eterna divagação do vai ou fica (paris ou são paulo? sem violência ou sem amigos? vinho ou cerveja? londres no finde ou ibiúna?) resolvemos brincar de comparar o tamanho das duas cidades, colando o mapa de paris no de sampa (com a mesma escala, obviamente)...e tomamos um mega susto. a gente sabia que paris era bem menor, mas o escargot não chega nem na avenida brasil. afe!

sp é muito monstrenga, né? nossa...

pra rir

jeudi 5 février 2009

videozinho engraçado do flight of the conchords, banda que também é programa de tv, fazendo piada com os franceses:





ça fait du soléil à paris. :)

battle of trafalgar

lundi 2 février 2009

tá nevando horrores na inglaterra. maior nevasca dos últimos 18 anos.


e daí, diretamente do live blog do guardian:


2.56pm:

A huge snowball fight is being planned for London's Trafalgar Square.

The Battle of Trafalgar - Part Deux kicks off at 6.20pm sharp.


adoro os ingleses...


+ aqui: http://twitter.com/SnowballFight

fête de la chandeleur

enquanto na bahia se comemora no mar o dia de iemanjá, aqui, de baixo de neve (sim! de novo!) comemora-se a fête de la chandeleur. dia em que o pequeno bebê jesus foi apresentado ao templo pela virgem maria.

e que, como toda boa história católica, a origem é uma festa pagã: a festa da luz (daí o nome chandeleur, que vem de chandelle, que é vela). pra celebrar os dias mais longos e começar a despedida do inverno e o começo das plantações.

(dias mais longos! eba! ontem mesmo reparei, já anoitece depois das seis da tarde!)

e como francês não é bobo, a fête de chandeleur é dia de comer crêpe! porque crêpe é redondinho como o formato do sol. trop mignon!

ontem, domingão-preguiça, comemoramos com antecedência. nhammy!


o soool há de brilhar mais uma vez...

avec de la confiture et de la nutella: trop bon!


e tem mais um monte de coisa legal nessa história. uma é que existem vários ditados populares sobre a data: À la Chandeleur, l'hiver se meurt ou prend vigueur (no dia de chandeleur, ou o inverno morre ou ganha força). ou ainda: À la Chandeleur, grande neige et froideur. (...muita neve e frio). e hoje nevou e tá o maior frio!!

anota aí comidapraum, a receita clássica 4,3,2,1:

4 copos de leite
3 ovos
2 copos de farinha (aqui eles falam de uma farinha líquida, mas a gente ainda não experimentou)
1 pitada de sal

para incrementar vale colocar raspas de laranja ou limão, e para perfurmar, um golinho de rum, cognac, kirsch..

ah! e tem mais crêpe também na terça-feira de carnaval!

i love you more than...

mardi 27 janvier 2009

por aqui, vai chegando o dia de saint valentine (14/02) e o amor está no ar. pra entrar no clima, nada mais fofo que essa brincadeira: www.iloveyoumorethanblank.com.

tem um que é "I love you more than Target." adorei! pra quem não sabe, o target é a mega loja mais legal dos eua. um lugar realmente apaixonante. hehehe


regressiva

lundi 19 janvier 2009


amanhã não tem mais bush. ufa!

acho que aqui em casa vamos até fazer uma inauguration party, com freedom
french fries e tudo. hehehe.

fashion folie

jeudi 15 janvier 2009


acho que comprei a peça de roupa mais feia da minha vida (e olha que eu usava bermuda clochard quando tinha 14 anos!). e eu tô adorando!

não agüentei a tentação da liquidação, e comprei um sarouel. que também pode ser conhecido como calça-fralda, ou ainda calça-cagão (que horror!). moi, je prefère sarouel, com o R bem puxado e o L bem caprichado, com lígua no céu da boca. :)

um atentado ao bom senso, mas divertido que só! e eu cada vez mais acho que a gente tem que se divertir ao se vestir. e tudo bem ficar um pouco feioso, com tanto que haja uma certa harmonia. hummmm..contraditório talvez. mas, enfim, divertido.

confesso que ainda não arranquei a etiqueta (pq aqui dá pra devolver e receber o dinheiro de volta!) e ainda estou só brincando de possibilidades na frente do espelho. mas acho que vou ficar com ele...é tão legal!

minhas meninas, opinem, mas com carinho e open-mindness, tá?

com sapato da bruxinha:


com bota:


os outros

mardi 13 janvier 2009


começa amanhã no - beautiful - grand palais a expo 6 milliards d'autres, projeto do fotógrafo francês Yann Arthus Bertrand ("la terre vu du ciel").

n.a: em francês um milhão
bilhão é un milliard; portanto, "6 milhões bilhões de outros".

curioso em conhecer quem são seus companheiros de planeta terra, ele e uma equipe viajaram durante seis anos, visitaram 75 países e entrevistaram 5.000 pessoas.

sobre o quê? sobre a vida. antropologia de viagem de férias, sabe? foram lá e quiseram saber o que essas pessoas pensam sobre o amor, a família, o dinheiro, a vida após a morte. coisas sérias e coisas simples. coisa de gente como a gente.

um mesmo questionário, um mesmo enquadramento...e respostas bonitas que só.

dá pra brincar um pouco no site.

sensacional. (o adjetivo de 2009!)

amo o espelho

jeudi 8 janvier 2009



e os meus amigos, e o meu marido e os ataques de bobeira...amo amo amo.


ps. e não-amo o jeito que o blogger comprime as fotos...

glaciale

mercredi 7 janvier 2009


quantas camadas colocar quando a méteo diz: -13 dégrées, glaciale.

em paris...muita neve!

mardi 6 janvier 2009


ficou tudo branquinho. lindo.

40 dias em 15

bonde do rolê em amsterdam


éramos dois, quatro e cinco. com participações especiais da vovó alemã, a ruivinha holandesa, nosso casal franco-brasileiro favorito, e um amigo novo brazuca.

fez sol, fez nublado, fez MUITO frio, e até nevou. mas não choveu.


teve altenburg, berlin, amsterdam, versailles e paris. não teve noruega, mas oslo esteve definitivamente presente (e lá faz muito menos frio...humpf).


passamos uns pequenos perrengues: viajamos no chiqueirinho do trem alemão, ficamos hospedados na casa da louca dona patinha em amsterdam e conhecemos o monsieur bizarre reclamão que agora mora no apartamento de baixo do nosso. a equipe sul enfrentou metade da balada com gripe e alergia (mas se divertiram non-stop mesmo assim!!). e tivemos que usar em média 18 peças de roupas pra dar conta das temperaturas negativas. ui!


em compensação: teve neve fininha na tarde do 25 de dezembro; mercado de natal e de pulgas em berlin; chegada com sol-escândalo no museumplein; crianças patinando no lago congelado do vondelpark; abraço coletivo na virada do ano; cerveja na biblioteca mais legal do mundo; café da manhã coletivo na minha casinha; pic-nic em versailles; subida na torre eiffel; muita neve em paris e risadeiras sem fim.

amsterducks. don't blame paris. essa é a mistura do brasil com o egito. I don't know, but go straight ahead.

foi memorável.


danke,
dank U, merci.

beijo, me liga.

 
75014 - by Templates para novo blogger